Translate

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

DALVA DE OLIVEIRA







Vicentina Paula de Oliveira, conhecida como Dalva de Oliveira, (Rio Claro, 5 de maio de 1917 — Rio de Janeiro, 31 de agosto de 1972) foi uma cantora brasileira.

Filha de um carpinteiro e clarinetista nas horas vagas, o Mário Carioca, e da portuguesa Alice Oliveira, Dalva nasceu em 5 de maio de 1917 na cidade de Rio Claro, São Paulo. Em 1935, no Cine Pátria, Dalva conheceu Herivelto Martins e passaram a cantar em dueto. Iniciaram um namoro e, no ano seguinte, iniciaram uma convivência conjugal, oficializada em 1939, que gerou os filhos: Pery Ribeiro e Ubiratan de Oliveira Martins. A União durou até 1947, quando as constantes brigas deram fim ao casamento. Em 1949, oficializaram a separação.

Em 1937, a Dalva gravou, junto com a Dupla Preto e Branco, o batuque Itaquari e a marcha Ceci e Peri, ambas do Príncipe Pretinho. O disco foi um sucesso, rendendo várias apresentações nas Rádios. Foi César Ladeira, em seu programa na Rádio Mayrink Veiga, que pela primeira vez anunciou o Trio de Ouro. O trio fez muito suceso até o ano de 1949, quando Dalva abandonou o Trio e seguiu carreira solo até a data de sua morte.

Depois de escapar de um acidente automobilístico, em 18 de agosto de 1965, no Rio de Janeiro, que resultou na morte por atropelamento de três pessoas, Dalva de Oliveira morreria sete anos depois, em 30 de agosto, vítima de uma hemorragia interna, provavelmente provocada por um câncer no esôfago. A cantora viveu o apogeu nos anos 30, 40 e 50.

Na primeira versão do filme Branca de Neve e os Sete Anões produzida pelos estúdios Disney, em 1938, Dalva de Oliveira dublou os diálogos da personagem Branca de Neve. As canções foram interpretadas pela dubladora Maria Clara Tati Jacome.
Em 1974, Dalva foi homenageada pela escola de samba Acadêmicos de Santa Cruz, com o enredo O Rouxinol da Canção Brasileira. Em 1987 foi homenageada pela Imperatriz Leopoldinense, com o enredo Estrela Dalva.

Um comentário:

EU VISTO!!! disse...

Estou adorando a minissérie. Dalva foi uma mulher fora de sua época, forte e extremamente passional.